Padrão da raça


ASPECTO GERAL: o weimaraner é um cão de caça, de tamanho médio para grande. É um cão de utilidade, de forte musculatura, elegante, bonito e harmonioso.


CABEÇA: em proporção ao tronco, nos machos mais larga que nas fêmeas.
stop: pouco pronunciado.
Trufa: mais escura que a cor da pele, tornando-se mais acinzentada em direção à cabeça.
Olhos: redondos, cor do âmbar claro ao escuro, de expressão inteligente e dócil. Nos filhotes são de cor azul-claro.
Dentadura: forte e perfeitos; mordedura em tesoura.
Orelhas: longas e largas, inseridas alto, seu comprimento alcança a comissura labial. Em atenção, ligeiramente voltadas para frente, com dobras.


PESCOÇO: musculoso, quase redondo, não muito curto, erguido com elegância. Insere-se harmoniosamente nos ombros e dorso. Sem barbelas.


TRONCO: bem proporcionado e musculoso; a relação comprimento do tronco / altura na cernelha = 12:11.
Peito: forte e bem profundo.
Dorso
: firme, musculoso e reto. (*Um dorso longo como típico da raça não é considerado faltoso*).


CAUDA: cortada na idade de um ou dois dias.
Para os cães de pêlo curto e médio, reduzida mais ou menos à metade.
Para os cães de pêlo longo, corta-se duas a três vértebras.
É inserida comparativamente mais abaixo da linha do dorso do que em outras raças e revela uma original tendência à caída vertical. Os exemplares de pêlo longo deverão ter boa franja.


ANTERIORES E OMBROS: altos, retos, paralelos, mas não muito afastados. Cotovelos trabalhando rente ao tórax e corretamente direcionados para frente, livres e retos.


POSTERIORES E GARUPA: paralelos e corretamente direcionados para frente. Boa angulação, membros bem desenvolvidos e musculosos. Garupa longa e pouco angulada.


PATAS E ALMOFADAS: fechadas e fortes, sem ergôs. Corretamente direcionadas para frente, dedos curvos, arqueados, unhas cinza claro e cinza escuro. Dígitos centrais muitas vezes mais longos. Almofadas grossas e duras, corretamente posicionadas.


MOVIMENTAÇÃO: em todas as modalidades deve ser fluente e com boa cobertura de solo. Anteriores e posteriores visivelmente paralelos. Galope longo e raso. No trote, o dorso permanece reto e nivelado, sem oscilações. A marcha é indesejável.


Altura na cernelha:
Machos: 59 a 70 cm. Ideal: 62 a 67 cm.
Fêmeas: 57 a 65 cm. Ideal: 59 a 63 cm.


COR: é o cinza, nas tonalidades: prata, rato e cervo, e nas tonalidades intermediárias dessas cores. São permitidas manchas brancas no peito e pequenas pintas nas patas. Tonalidade e marcações fogo e marrons no pêlo não são permitidas. O cinza-azul desclassifica o cão e o exclui da reprodução.


PELAGEM: pode ser de três tipos: Curta (ideal): lisa, assente, com ou sem subpêlo.
Média: lisa, assente, com subpêlo denso.
Longa
: macia e longa, com ou sem subpêlo, de 3 a 5 cm de comprimento.